terça-feira, 1 de setembro de 2009

Porque não sou politico

Ao apróximar-se um largo período de campanha eleitoral, aliás já há vários meses que estamos em campanha, dou comigo a pensar porque razão eu nunca me dediquei a tão nobre (e certamente vantajosa) actividade...
Talvez seja uma questão de feitio pouco democrata, pois eu não consigo entender como é que as maiorias têm sempre razão, quando no dia a dia me vejo confrontado com imensos exemplos que contrariam esta tese, (mas não há quem não diga que eu tenho um complexo de superioridade e excesso de arrogância), até a minha experiência de reuniões democráticas foi muitas vezes confrontado com a vitória democrática de decisões erradas e até ilegais.
Mas se calhar este até é um pequeno pormenor fácilmente ultrapassável com um pouco de treino, mas o pior é que os politicos, só têm como objectivo caçar votos, e nessa missão, não há quaisquer regras ou príncipios. O que interessa é a capacidade para dizer o que o povo quer ouvir, e aí é que eu não tenho qualquer capacidade de encaixar, pois se uma coisa me parece preta, não sou capaz de dizer que ele é branca, só para ter o apoio de quem me pode dar o poder... Nem sou capaz de dizer que vou fazer isto ou aquilo, quando tenho a convicção de que o contrário é que é o correcto.
Claro que esta minha teoria seria impiedosamente massacrada por todos os profissionais da politica que nesta terra zelam pelo bem da nação e que até seriam capazes de criar uma lei que obrigasse a calar este blasfemo que tem a ousadia de se manisfestar contra a nobre democracia que se esforça por dar ao povo todas as benesses que se possam imaginar, desde promover todos os trabalhadores ao escalão máximo da carreira, quer eles tivessem passado a vida a trabalhar afincadamente com zelo e dedicação, quer tivessem uma vida profissional de autentica bandalheira (como aconteceu, por exemplo, com a classe dos professores, e certamente em todas as outras, mas eu só falo do que tenho a certeza).
Eu seria incapaz de dizer que o povo Português merece tudo de bom, quando eu tenho a convicção que muitos não fazem o mínimo para melhorar a sua situação e consequentemente do País, quando vejo que toda a gente vai para o trabalho fazer um frete, e à 2ª feira já só pensa no fim de semana...
Como mudar isto? De certeza que não é com os politicos que, para terem os votos não mostram a toda a gente o que está mal, nem tomam quaisquer medidas que possam alterar a situação.
Mas o mal deve ser do clima, e no meu caso certamente alguma deficiência mental, pois ninguém em seu perfeito juizo considera que não é um explorado pela sociedade, pelo patrão ou pelo estado e é capaz de passar uma vida a fazer muito mais do que aquilo que lhe exigem (neste caso, até podia ter passado toda a vida a fazer NADA, que, ao exemplo do resto teria as mesmas regalias)...

Sem comentários:

Enviar um comentário