sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Futebol Marginal

Graças à vitória do Nacional da Madeira na eliminatória de apuramento para a Liga Europa, frente a um dos mais poderosos clubes do Futebol Europeu, uma equipa que em 2008 teve capacidade para pagar por um jogador (Dani) a módica quantia de 30 milhões de euros, e que venceu nesse ano a Taça Uefa e a supertaça europeia, tenho a oportunidade de deixar a minha revolta da forma como a comunicação social trata os clubes portugueses.
Para os jornais e TV's, em Portugal só há 3 clubes, Benfica, Sporting e Porto, o resto é pura e simplesmente ignorado. O argumento é que só esses clubes é que dão retorno, mas isto é assim, porque durante todo este tempo, os Srs jornalistas se dedicaram a promover esses clubes e a marginalizar tudo o resto, e deste modo, conseguiram moldar a opinião pública à sua vontade, e na verdade, se só dão a conhecer 3 clubes, como é que o povo há-de conhecer o resto? Como é que um jogo entre equipas desconhecidas pode dar algum retorno?
Esta época, o Paços de Ferreira e o Nacional fizeram os seus jogos de apuramento das competições europeis, no mais completo segredo, pois a nossa comunicação social ignorou-os, pois só tem tempo para dedicar aos 3 clubes, tudo é noticia, desde uma peladinha de 5 contra cinco, até um jogo de preparação com uns amadores e barrigudos quaisquer...
Para os nossos jornais e TV's, o ideal seria um campeonato a 10 voltas, apenas com 3 clubes, e a consequência desta estúpida politica, está à vista, esses clubes têm uma visibilidade tal que conseguem patrocinios de 60 milhões, enquanto que os outros se limitam a pouco mais de 15.
Mas isto só é assim, porque o povo se deixa levar... Aposto que mais de 90 % dos meus leitores dizem que são de 1 destes 3 clubes, quer tenham nascido na região de um deles, quer tenham nascido a centenas de kilómetros de distância e que a cultura da sua terra nada tenha a ver com a dos clubes que dizem apoiar...
Infelizmente, esta não é a cultura que foi transmitida às gerações de Portugueses, mas não posso deixar de gritar a minha revolta e dizer: Deixem de seguir os grandes, lutem por ser vocês grandes.

Sem comentários:

Enviar um comentário